Restaurante será localizado no espaço do antigo Burguesão, no Centro de Tecnologia – Cidade Universitária

Por Giulia Costa e Victor França (Coodcom/UFRJ)

restaurante universitario ufrj 1200x756Após o fim das atividades do antigo Burguesão e a reivindicação do movimento estudantil, a UFRJ anunciou a abertura de um novo Restaurante Universitário (RU) no Centro de Tecnologia (CT). A iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6) amplia o serviço aos estudantes, que alertavam para as dificuldades causadas pelas grandes filas durante as refeições oferecidas no RU já existente no CT. “É importante destacar que essa é uma demanda estudantil, então ficamos muito felizes quando conseguimos ampliar esse atendimento. Eu sempre digo que a alimentação é uma conquista. A Administração Central quer oferecer alimentação de qualidade aos estudantes. Nossa expectativa é a melhor possível”, afirma Renata Machado, coordenadora geral do Sistema Integrado de Alimentação da Superintendência Geral de Gestão (SIA/SGG/PR-6), que ressalta a importância da iniciativa para a garantia da permanência dos estudantes na Universidade.

Camile Gonçalves, estudante do 4º período de Engenharia Naval e Oceânica, celebra a garantia de mais um RU na instituição. “Sabemos que, diante do cenário da Universidade e da conjuntura do país, no qual muitas pessoas passam dificuldades, talvez ele não supra todas as necessidades, mas, com certeza, vai ajudar muito. Existe uma expectativa muito grande de os Restaurantes Universitários serem mais acessíveis. Esperamos que consiga suprir a demanda, pois ele é essencial para garantirmos uma faculdade mais popular. Ficamos muito felizes com a conquista”, declarou.

Segundo Machado, oferecer uma alimentação saudável e de qualidade em um ambiente acessível é um dos pilares do Sistema de Alimentação da UFRJ. O objetivo é atender de acordo com o limite máximo do espaço, assim como já acontece no restaurante existente no CT, no qual são servidos cerca de 850 almoços e 500 jantares. Além disso, existe a tentativa de manter uma padronização nos horários da unidade, com almoço das 11h às 14h15 e jantar das 17h30 às 20h15. O modelo de operação seguirá o contrato vigente, assegurando aos estudantes o pagamento de R$ 2,00 por refeições.

WhatsApp Image 2022 03 31 at 16.58.25Seguindo os protocolos de biossegurança da Universidade, o acesso ao Restaurante se dará mediante a apresentação de um comprovante de vínculo com a UFRJ, um documento de identidade e o passaporte de vacinação completo e atualizado. De acordo com a coordenadora, há uma expectativa de abertura do novo RU ainda no primeiro semestre de 2022. Será preciso ter adequação do espaço, bem como ajustes contratuais.

Parceria com o Instituto de Nutrição

O pró-reitor de Gestão e Governança, André Esteves, lembra que a parceria com o Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) é fundamental para o estabelecimento do serviço na Universidade. “Esse movimento de ampliação de RUs, como conquista no campo da assistência estudantil, muito se deve à histórica parceria com o INJC, desde a concepção do projeto atual. Nesse sentido, o SIA tem um compromisso institucional de incorporar, para seu funcionamento, atividades acadêmicas dos cursos de Nutrição e Gastronomia, bem como de outras unidades, com ênfase na atuação da coordenação acadêmica do SIA, atualmente sob o comando da professora Verônica Oliveira. Vemos a importância da iniciativa para a garantia da permanência dos estudantes na UFRJ durante sua formação”, destaca Esteves.

Saiba mais

Com a esperada inauguração, a UFRJ passará a ter 7 RUs. Para saber mais sobre o Sistema de Alimentação da UFRJ, acesse ru.ufrj.br, e sobre licitações e contratos relacionados: gestao.ufrj.br.

Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão do jornalista Victor França.

Fotos: SIA/UFRJ

Publicado em 01/04/2022

Sei                        acesso                     ouvidoria                      portal da transparencia

Rua Aloísio Teixeira, 278 - Prédio 5 - Parque Tecnológico - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21941-850 - Telefone: (21) 3938-0618

IMPORTANTE: O uso, a divulgação ou a reprodução não autorizados do nome, imagem ou logomarca da UFRJ estão sujeitos à adoção de medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis. Toda a Comunidade UFRJ deve proteger e evitar a ocorrência de eventuais irregularidades. Em caso de dúvidas, orientações ou denúncia de utilização indevida, entre em contato com a Ouvidoria-Geral da UFRJ acessando a página eletrônica da Ouvidoria da UFRJ ou pelos telefones (21) 3938-1619/1620, das 9h às 17h.

UFRJ PR6 - Pró-Reitoria de Gestão e Governança