Contratos
CONTRATOS ENCERRADOS 2016
Contrato 01-2016 - Linde Gases - Aquisição de argônio industrial e oxigênio
Contrato 02-2016 - Soarez & Bozzi - Aquisição de gases
Contrato 03-2016 - White Martins - Aquisição de gases
Contrato 08-2016 - Rodocon - Coleta de resíduos de serviço de saúde e químicos
Contrato 09-2016 - Angel's - Vigilância - Macaé e Cabo Frio
Contrato 10-2016 - ECT - Serviços e vendas de produtos
Contrato 11-2016 - Provac - Serviços de limpeza, asseio e conservação - IPUB e INDC
Contrato 13-2016 - Seguros Sura (Royal & Sunalliance) - Serviços de cobertura de seguro de veículos
Contrato 14-2016 - Contrução do LADETEC/UFRJ - 5ª Etapa
Contrato 15-2016 - Atlântica - Serviços de limpeza, asseio e conservação - área industrial
Contrato 16-2016 - Soluções - Serviços de limpeza, asseio e conservação - PU
Contrato 17-2016 - Soluções - Serviços de limpeza, asseio e conservação - CT
Contrato 18-2016 - Soluções - Serviços de limpeza, asseio e conservação - CCS
Contrato 19-2016 - Pallazo - Serviços de limpeza, asseio e consevação - IPCF
Contrato 21-2016 - Front - Serviços continuados de vigilância armada
Contrato 22-2016 - Provac - Serviços de costureiro e camareiro - emergencial
Contrato 23-2016 - Provac - Serviços de auxiliar de cozinha e cozinheiros - emergencial
Contrato 24-2016 - Atlântica - Serviços de recepção
Contrato 25-2016 - WS - Aquisição de gêneros alimentícios
Contrato 26-2016 - WIMAGI - Aquisição de gêneros alimentícios
Contrato 27-2016 - BLG - Aquisição de gêneros alimentícios
Contrato 28-2016 - S M dos Santos - Aquisição de gêneros alimentícios
Contrato 29-2016 - São Bras 34 - Aquisição de gêneros alimentícios
Contrato 30-2016 - Micron - Aquisição de gêneros alimentícios
Contrato 31-2016 - Dona Eliane - Aquisição de gêneros alimentícios
Contrato 32-2016 - Limp Med - Aquisição de gêneros alimentícios
Contrato 33-2016 - Pad. e Conf. Flor do Brasil - Aquisição de gêneros alimentícios
Contrato 34-2016 - Angels - Serviço de vigilância armada e desarmada
Contrato 35-2016 - Angels - Serviço de vigilância armada e desarmada
Contrato 36-2016 - G.R.A - [Emergencial] Limpeza - Macaé
Contrato 37-2016 - Siemens Healthcare Diagnósticos - Aquisição de equipamento
Contrato 39-2016 - Porto Seguro - Serviço de cobertura de seguro de veículos
Contrato 40-2016 - AAJ Lourenço - Limpeza - CCMN
Contrato 41-2016 - AAJ Lourenço - Limpeza - Ladetec
Contrato 42-2016 - AAJ Lourenço - Limpeza Ladetec
Contrato 43-2016 - Competitividade - Operação e manutenção predial - Bloco C - Ladetec
Contrato 44-2016 - Datamed - Aquisição de equipamentos - Ladetec
Contrato 45-2016 - Front - Vigilância Armada
Contrato 46-2016 - MPE Engenharia - Biotérios
Contrato 47-2016 - Hasky - Aquisição de Storages
Contrato 48-2016 - Elbo - Manutenção Preventiva e Corretiva de Elevadores do Museu Nacional
Contrato 49-2016 – Allhardware - Aquisição de equipamento e software
Contrato 50-2016 – Torino - Aquisição de equipamento e software
Contrato 51-2016 – Versatus - Aquisição de equipamento e software
Contrato 52-2016 - AT Elevadores - Serviços de Manutenção Preventiva e Corretiva de Elevadores
Contrato 53/2016 - NTL - Copeiragem
Contrato 54-2016 - Darwin - Construção de rede de esgoto sanitário e rede de água potável
Contrato 55-2016 - Nova Analítica - Extensão de garantia
Contrato 56-2016 - Metalúrgica Valença - Aquisição de módulos habitacionais
Contrato 57-2016 - Solo Network - Serviço de renovação de licença de antivírus
Contrato 58-2016 - Aquisição de equipamentos
Contrato 59-2016 - Soluções - Limpeza Unidades isoladas
Contrato 61-2016 - Ipiranga - Condução de veículos oficiais
Contrato 62-2016 - Projebel - Condução de veículos oficiais
Contrato 65-2016 - Atlântica - Costureiro
Contrato 68-2016 - White Martins – Aquisição de gases
Contrato 69-2016 - Soarez & Bozzi - Aquisição de gás liquefeito de petróleo
Contrato 70-2016 - Niva - Aquisição de servidor de videomonitoramento
Contrato 71-2016 - NHJ - Aquisição de módulos
Contrato 72-2016 - Brilhante - Limpeza Macaé
Contrato 73-2016 - Green Coast - Light Steel
Contrato 77-2016 - 5 Estrelas - Transporte rodoviário de carga
Contrato 84-2016 - Front - Vigilância
Contratos Encerrados 2015
Contrato 01-2015 - Contrawatt - Locação de Geradores
Contrato 02-2015 - Contrawatt - Locação de Geradores
Contrato 03-2015 - Contrawatt - Locação de Geradores
Contrato 04-2015 - Hotel Florida - Serviços de Hotelaria
Contrato 05-2015 - Exito Distr. e Com. Livros - Aquisição de Material Bibliográfico
Contrato 06-2015 - Claro - Serv. de Telefonia Móvel Pessoal e Serv. Telefônico Fixo Comutado
Contrato 07-2015 - Angels Segurança - Serviços de Vigilância
Contrato 08-2015 - Odessa Engenharia - Serviços de Manut. das Instal. Civis de Infraestrutura
Contrato 09-2015 - Odessa Engenharia - Serviços de Manut. das Instal. Civis de Infraestrutura
Contrato 10-2015 - Odessa Engenharia - Serviços de Manut. das Instal. Civis de Infraestrutura
Contrato 11-2015 - Tecno Service - Serviços de Manut. Prev. e Cor. dos Equip. Micrográficos
Contrato 12-2015 - OMD - Manut., Sup., Atualiz. e Cust. do Sist. para Gestão de Ouvidorias
Contrato 13-2015 - Previsul - Seguro de Estagiário
Contrato 17-2015 - Quaphil Reformas - Execução de Obra - 2ª Etapa Bloco H - CCS
Contrato 18-2015 - Atlântica - Serviços de Mensageiros em Unidades Hospitalares
Contrato 19-2015 - Atlântica - Serviços de Aux. de Proces. de Dados em Unidades Hospitalares
Contrato 20-2015 - Atlântica - Serviços de Aux. de Proces. de Dados em Unidades Ordinárias
Contrato 21-2015 - Atlântica - Serviços de Aux. de Serviços Gerais
Contrato 22-2015 - Loc Maxx - Serviços de Aux. de Serviços Gerais em Macaé
Contrato 23-2015 - Industec - Serv. de Mensageiro, Aux. de Serv. Gerais, Aux. de Proces. de Dados
Contrato 24-2015 - S.M. 21 Engenharia - Serviços de Auxiliar de Almoxarife
Contrato 25-2015 - A. de C. Venturelli - Serv. de Almoxarife
Contrato 26-2015 - A. de C. Venturelli - Serv. de Almoxarife e Auxiliar de Almoxarife em Macaé
Contrato 27-2015 - S.M. 21 Engenharia - Serviços de Bilheteiro
Contrato 28-2015 - A. de C. Venturelli - Serviços de Portaria
Contrato 29-2015 - A. de C. Venturelli - Serviços de Portaria
Contrato 30-2015 - A. de C. Venturelli - Serviços de Portaria
Contrato 31-2015 - A. de C. Centurelli - Serviços de Portaria
Contrato 32-2015 - America Global - Contratação de Serviço de Transporte de Carga
Contrato 33-2015 - Anacom Eletrônica - Aquisição de Sistema de Código
Contrato 34-2015 - Lipa - Serv. de Limp., Asseio e Conserv. Predial (Emergencial)
Contrato 35-2015 - Rodocon Const. - Serv. de Limp., Asseio e Conservação Predial
Contrato 36-2015 - Provac - Serv. de Limp., Asseio e Conserv. Predial - IPUB e INDC (Emerg.)
Contrato 37-2015 - A de C Venturelli - Serv. de Limp., Asseio e Conserv. Predial - (Emerg.)
Contrato 38-2015 - Atlântica - Serv. de Costureiro e Camareiro - (Emerg.)
Contrato 39-2015 - Prime Consultoria - Serviços de Gestão de Frota
Contrato 41-2015 - Advanced Vídeo - Aquisição e Instal. de Pares de Antenas Antifurto - SIBI
Contrato 42-2015 - Santa Lúcia - Serviços de Condução de Veículos Oficiais
Contrato 43-2015 - Competititividade - Serviços de Condução de Veículos Oficiais
Contrato 44-2015 - Studio G - Execução de Obra Referente à 2ª etapa - HESFA
Contrato 45-2015 - Irmãos Silva - Serviços de Locação de Veículo Tipo Caminhão Munck
Contrato 46-2015 - Casa da Moeda do Brasil - Serviço de Confecção de Diplomas
Contrato 47-2015 - Atlântica - Aux.de Cozinha e Cozinheiro - (Emergencial)
Contrato 48-2015 - Arauna - Serviços de Limp., Asseio e Conserv. Predial - Praia Vermelha
Contrato 49-2015 - Trips Passagens - Serviços de Agendamento de Viagens
Contrato 50-2015 - Linde Gases - Aquisição de Argônio Indust. e Oxigênio
Contrato 51-2015 - Soarez & Bozzi - Aquisição de Gases
Contrato 52-2015 - White Martins - Aquisição de Gases
Contrato 53-2015 - Obra Prima - Limpeza, Asseio e Conservação
Contrato 54-2015 - General - Limpeza, Asseio e Conservação
Contrato 55-2015 - Mahcro - Serviços de Limpeza, Asseio e Conservação Predial - Macaé
Contrato 56-2015 - Nova Analítica - Aquisição de Sistema Nano LC e Acessórios
Contrato 57-2015 - Biotec - Serviços de Conservação de Manutenção de Biotérios
Contrato 58-2015 - Serven - Montagem de Subestação Simplificada de 300 Kva
Contrato 59-2015 - DOT LIB - Aquisição de Livros Eletrônicos
Contrato 60-2015 - Liobras - Aquisição de Liofilizador
Contrato 61-2015 - Santa Lúcia - Condução de Veículos Oficiais
Contrato 62-2015 - G2 Locação - Locação de Retroescavadeira
Contrato 63-2015 - Macrosolution - Aquisição de Escâner de Livros
SEÇÃO DE REAJUSTAMENTO E REVISÃO
ATIVIDADES E ATRIBUIÇÕES
I - Introdução
A Seção de Repactuações foi criada em abril de 2013 com a finalidade de atender à crescente demanda de solicitações para a manutenção da equação econômico-financeira nos contratos administrativos gestados pela Administração Central. A Seção subordina-se à Divisão de Contratos, à Coordenação Geral de Contratos e à Superintendência de Gestão da Pró-Reitoria de Gestão e Governança da UFRJ.
II – Definição da finalidade
O conceito de equilíbrio econômico-financeiro, presente em todo contrato administrativo, consiste no dever da equivalência entre os encargos do particular e a remuneração paga pela Administração, configurando-se em garantia de segurança contratual.
O direito à equivalência, inicialmente estabelecida pelas partes, ante as elevações dos preços dos bens, serviços ou salários incidentes nos custos contratuais, encontra-se amparado pela Carta Magna, bem como pelos dispostos na Lei nº 8.666/93, na Lei nº 10.192/01, no Decreto nº 9.507/18 e na Instrução Normativa 05/17 SLTI/MPOG e suas alterações. Os instrumentos utilizados para a readequação dos valores contratuais são a repactuação, o reajuste e a revisão, também chamada de recomposição ou reequilíbrio.
III - Atividades
Dentre as atividades da Seção de Repactuações, destacam-se a análise, de natureza técnica, contábil e administrativa, em observância aos requisitos legais, das alterações dos custos contratuais e a instrução dos procedimentos administrativos para a formalização e manutenção do ajuste financeiro contratual.
IV - Institutos para o equilíbrio econômico-financeiro
O reajuste e repactuação destinam-se a recompor desequilíbrios contratuais decorrentes de álea ordinária (evento futuro desfavorável, mas previsível ou suportável, por ser usual no negócio efetivado), como a inflação e aumentos salariais.
A revisão é decorrência da teoria da imprevisão, de álea extraordinária, tendo lugar quando a interferência causadora da quebra do equilíbrio econômico-financeiro consista em um fato anormal, imprevisível, ou previsível de consequências incalculáveis.
V – Dos pedidos de equilíbrio financeiro
As repactuações e os reajustes dos contratos não são concedidos de forma automática. As empresas contratadas devem antes formalizar as solicitações de equilíbrio financeiro dos contratos, conforme preceituado no art. 57 da Instrução Normativa MPOG/SLTI 05/2017.
Conforme a natureza do objeto do contrato, temos os seguintes institutos para a correção de valores, em função do aumento de custos, a serem relevados quando do pleito:
Repactuação – para os contratos de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra, nos quais a variação de custos é representada pelas variações salariais decorrentes de acordos e convenções coletivas de trabalho;
Reajuste – para os contratos em que haja dificuldade na aferição do valor de cada componente separadamente, em que a variação de custo dos componentes de determinado produto, insumo ou serviço possam ser realmente representados por um índice setorial ou quando não há prevalência dos custos da mão de obra no preço do contrato.
Além da natureza do objeto contratual, a empresa contratada também deve assegurar-se de:
1. Haver previsão de ajuste no instrumento licitatório e contratual;
2. Possuir a anualidade para a concessão do benefício, contada da data de apresentação da proposta, do orçamento a que ela se referir, ou do último reajustamento;
3. Demonstrar analiticamente o aumento dos custos contratuais;
4. Fazer o requerimento até a data da prorrogação contratual, caso o fato gerador do aumento de custos ocorra em período anterior, sob pena de preclusão lógica1 do ato.
Nota1 O instituto da preclusão lógica decorre da incompatibilidade entre o ato praticado e outro que se queira praticar depois. Contribui para a proteção da segurança jurídica dos contratos.
VI – Das etapas da análise
Dentre os procedimentos administrativos cabíveis à Seção de Repactuações quando da análise do pleito de equilíbrio econômico-financeiro, destacam-se:
1) Recebimento e conferência do pleito, juntamente com as planilhas de custos e formação de preços e o instrumento coletivo de trabalho, no caso da repactuação, ou da memória de cálculo com a variação de custo dos componentes ou da aplicação de um índice, no caso do reajuste;
2) Análise de toda documentação e posterior emissão de parecer técnico. No caso de obras, solicitação à fiscalização do contrato de informações adicionais quanto à execução do objeto;
3) Pesquisa de preços de mercado a fim de verificar a manutenção da vantajosidade para a administração e, consequentemente, elaboração de: a) Mapa de Apuração, b) justificativa do método empregado;
4) Solicitação de indicação de recursos junto à Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR-3);
5) Autorização do Ordenador de Despesa para o ajuste;
6) Consulta de regularidade fiscal: CADIN, SICAF e TCU Consolidado;
7) Elaboração da Minuta de Apostila;
8) Motivação do ato administrativo para ciência e deliberação da Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6);
9) Ratificação e encaminhamento para apreciação do órgão jurídico competente, se for o caso (Procuradoria-Geral Federal junto à UFRJ);
Retornando o pleito da Procuradoria sem óbices:
10) Solicitação à Divisão de Fiscalização de informações quanto ao pagamento dos salários após o início da vigência do instrumento coletivo, no caso de repactuação, quando necessário;
11) Elaboração da Apostila e sua assinatura;
12) Divulgação da Apostila à empresa e demais setores pertinentes da Administração Central.
VII – Da formalização do ajuste
Após cumpridas todas as etapas para o ajuste de valores, utiliza-se o Termo de Apostila para a formalização do ato.
O apostilamento deriva-se de apostila, que significa fazer anotação ou registro administrativo no próprio termo de contrato. É realizado por ato unilateral de autoridade administrativa competente e destina-se a registrar os resultados da aplicação das cláusulas e condições inicialmente ajustadas, exclusivamente nas hipóteses previstas no § 8º do art. 65 da Lei nº 8.666/93.
VIII – Contato
Endereço: Rua Aloísio Teixeira, 278 - Prédio 5 – Prédio das Reitorias - Parque Tecnológico - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21941-850
Telefone: (21) 3938-0462
Chefe da Seção de Reajustamento e Revisão: Ana Caroline Barbosa da Silva (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)