Busca

Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos.png

Temos 118 visitantes e Nenhum membro online

Gestão de Riscos 

Gestão de Riscos é o conjunto de procedimentos por meio dos quais as instituições identificam, analisam, avaliam, tratam e monitoram os riscos que podem afetar o alcance dos seus objetivos. A Gestão de Riscos é um instrumento que contribui para melhorar o desempenho institucional, pela identificação de oportunidades e pela redução da probabilidade e/ou impacto dos riscos, além de apoiar os esforços dos agentes para a garantia da conformidade aos princípios éticos e às normas legais.

A Gestão de Riscos na UFRJ se configura por meio de dois documentos:

  1. 1. Política de Gestão de Riscos (Processo SEI nº 23079.000390/2021-42), constituída por um conjunto de regras e determinações de natureza operacional e estratégica, envolvendo princípios, conceitos, diretrizes, objetivos, estrutura, competências e processos, necessários ao exercício da Gestão de Riscos.
  2. 2. Plano de Gestão de Riscos (Processo SEI nº 23079.200549/2023-99), que trata de aspectos conceituais e metodológicos acerca do gerenciamento de riscos na UFRJ, com o objetivo de orientar a alta Administração, os servidores técnico-administrativos e os docentes no entendimento do contexto, na identificação, análise, avaliação, priorização, definição das respostas, monitoramento e comunicação dos riscos, visando a alcançar os objetivos institucionais. Encontra-se em revisão, para ser adequado às modificações introduzidas pela reformulação da Política de Gestão de Riscos.

 

Política de Gestão de Riscos

Aprovada pelo Conselho Universitário da UFRJ em 31 de outubro de 2022, por meio da Resolução Consuni/UFRJ nº 120, a Política de Gestão de Riscos, junto com o Plano de Gestão de Riscos, compõem os instrumentos que operacionalizam a Gestão de Riscos na Universidade.

No Plano de Gestão de Riscos, há o detalhamento da metodologia de gestão de riscos, que envolve as etapas de compreensão do contexto; identificação, análise, avaliação e priorização dos riscos; definição das respostas aos riscos e, por último, a comunicação e monitoramento contínuos.

A Política também classifica os riscos quanto as seguintes tipologias:

  • Riscos Operacionais;
  • Riscos Legais;
  • Riscos Financeiros/Orçamentários;
  • Riscos à Integridade;
  • Riscos Estratégicos; e
  • Riscos à Imagem e Reputação.

O gerenciamento de riscos deverá ser implementado de forma gradual em todas as áreas da UFRJ, sendo priorizados os processos institucionais que impactam diretamente no atingimento dos objetivos estratégicos definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Planejamento Estratégico da UFRJ, e aqueles apontados no Plano de Integridade da UFRJ.

 

Conteúdo:

Portaria nº 2960, de 03 de abril de 2023 - Estrutura a implementação da Política de Gestão de Riscos da UFRJ

 

Notícias:

UFRJ estrutura Política de Gestão de Riscos

Reunião inaugural do Grupo de Trabalho de Gestão de Riscos

 

Banner e MEC

Sei                        acesso                     ouvidoria                      portal da transparencia

Rua Aloísio Teixeira, 278 - Prédio 5 - Parque Tecnológico - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21941-850 - Telefone: (21) 3938-0618

IMPORTANTE: O uso, a divulgação ou a reprodução não autorizados do nome, imagem ou logomarca da UFRJ estão sujeitos à adoção de medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis. Toda a Comunidade UFRJ deve proteger e evitar a ocorrência de eventuais irregularidades. Em caso de dúvidas, orientações ou denúncia de utilização indevida, entre em contato com a Ouvidoria-Geral da UFRJ acessando a página eletrônica da Ouvidoria da UFRJ ou pelos telefones (21) 3938-1619/1620, das 9h às 17h.

UFRJ PR6 - Pró-Reitoria de Gestão e Governança
Desenvolvido por: TIC/UFRJ