Gestão de Riscos
Gestão de Riscos é o conjunto de procedimentos por meio dos quais as instituições identificam, analisam, avaliam, tratam e monitoram os riscos que podem afetar o alcance dos seus objetivos. A Gestão de Riscos é um instrumento que contribui para melhorar o desempenho institucional, pela identificação de oportunidades e pela redução da probabilidade e/ou impacto dos riscos, além de apoiar os esforços dos agentes para a garantia da conformidade aos princípios éticos e às normas legais.
A Gestão de Riscos na UFRJ se configura por meio de dois documentos:
- 1. Política de Gestão de Riscos (Processo SEI nº 23079.000390/2021-42), constituída por um conjunto de regras e determinações de natureza operacional e estratégica, envolvendo princípios, conceitos, diretrizes, objetivos, estrutura, competências e processos, necessários ao exercício da Gestão de Riscos.
- 2. Plano de Gestão de Riscos (Processo SEI nº 23079.200549/2023-99), que trata de aspectos conceituais e metodológicos acerca do gerenciamento de riscos na UFRJ, com o objetivo de orientar a alta Administração, os servidores técnico-administrativos e os docentes no entendimento do contexto, na identificação, análise, avaliação, priorização, definição das respostas, monitoramento e comunicação dos riscos, visando a alcançar os objetivos institucionais. O documento foi apreciado pelo Comitê Interno de Governança (CIGov) e aprovado no dia 7 de maio de 2024 pelo Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE). Encontra-se atualmente em fase de revisão e diagramação para publicação oficial.
Política de Gestão de Riscos
Aprovada pelo Conselho Universitário da UFRJ em 31 de outubro de 2022, por meio da Resolução Consuni/UFRJ nº 120, a Política de Gestão de Riscos, junto com o Plano de Gestão de Riscos, compõem os instrumentos que operacionalizam a Gestão de Riscos na Universidade.
No Plano de Gestão de Riscos, há o detalhamento da metodologia de gestão de riscos, que envolve as etapas de compreensão do contexto; identificação, análise, avaliação e priorização dos riscos; definição das respostas aos riscos e, por último, a comunicação e monitoramento contínuos.
A Política também classifica os riscos quanto as seguintes tipologias:
- Riscos Operacionais;
- Riscos Legais;
- Riscos Financeiros/Orçamentários;
- Riscos à Integridade;
- Riscos Estratégicos; e
- Riscos à Imagem e Reputação.
O gerenciamento de riscos deverá ser implementado de forma gradual em todas as áreas da UFRJ, sendo priorizados os processos institucionais que impactam diretamente no atingimento dos objetivos estratégicos definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Planejamento Estratégico da UFRJ, e aqueles apontados no Plano de Integridade da UFRJ.
Conteúdo:
Notícias:
UFRJ estrutura Política de Gestão de Riscos
Reunião inaugural do Grupo de Trabalho de Gestão de Riscos