Uncategorised
Gabinete
Pró-Reitora: Cláudia Ferreira da Cruz
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0486
Gabinete da Pró-Reitora
Chefe: Fabiana da Silva Figueiredo
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-1666 / (21) 3938-1667
Assessoria da Pró-Reitora
Assessor: Marcelo da Silva Gonçalves
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-1667
Assessor
Chefe: Higino Gomes de Souza
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-1668
Sistema Eletrônico de Informações - UFRJ
Informações e orientações sobre a implementação do SEI-UFRJ na Pró-Reitoria de Gestão e Governança - PR6.
Para acessar o Sistema Eletrônico de Informações clique em sei.ufrj.br.
Modelos de documentos internos
Administradores SEI na PR6
Superintendência-Geral de Gestão
Aline Cardoso da Silva
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Superintendência-Geral de Patrimônio
Robson Correa Chaves
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Superintendência-Geral de Governança
João Pedro Martins de Souza
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A Governança Institucional na UFRJ
Contexto, Resultados e Considerações
CONTEXTO
O Tribunal de Contas da União vem realizando, sistematicamente, levantamentos para conhecer melhor a situação da governança no setor público, a partir dos dados de alguns indicadores, e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de governança. A partir de 2017, passou a sintetizar os resultados em um indicador, denominado índice integrado de governança e gestão públicas – IGG.
Os resultados do Levantamento de Governança e Gestão Públicas 2018 foi recentemente divulgado, a partir de informações (autoavaliações) fornecidas por 498 instituições públicas em junho-julho de 2018. O questionário encaminhado às instituições participantes do levantamento tratava de 30 práticas avaliadas por meio de 100 itens de verificação.
O desempenho da UFRJ, no que tange à sua governança revelado pelo iGG, situa-se abaixo da média do conjunto das IFES. É um dado de certo modo preocupante, mas que, percebido no conjunto dos indicadores de desempenho global das Universidades, nos leva a relativizar esta questão e colocá-la no seu devido contexto.
Do ponto de vista acadêmico, com os resultados obtidos pela sua atuação em ensino, pesquisa e extensão, objetivos e fins mais elevados de uma Universidade, há muitos anos a UFRJ vem se situando, incontestavelmente, no topo das avaliações de desempenho das Universidades brasileiras e latino-americanas, por diferentes critérios e análises conduzidas por órgãos independentes e amplamente reconhecidos.
Apesar dos seus quase 100 anos de existência, a preocupação explícita com Governança é muito recente na estória da UFRJ. O próprio conceito de governança institucional é relativamente recente, tendo sido impulsionado pelo Banco Mundial no início dos anos 90. No entanto, somente no ano de 2011 este conceito foi trazido para as instituições públicas brasileiras pelo TCU: “Governança no setor público se define como um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade”.
Na UFRJ, a Pró Reitoria de Gestão e Governança (PR6) foi criada pela resolução No 15/2011 do Conselho Universitário da UFRJ. Considerando o teor do Decreto do ExecutivoNº 9.203, de 22 de novembro de 2017, que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e estabelece diretrizes para a governança pública, fez-se necessário a modernização de competências regimentais da Pró Reitoria. A partir da Resolução 04/2018 do mesmo Conselho (Publicada no DOU de 05/07/2018), a PR6 teve suas atribuições regimentais e sua estrutura redimensionada, com o objetivo de criar e implantar as bases institucionais para se tratar da governança, definir as estruturas e os procedimentos fundamentais para que a Reitoria pudesse de fato vir a ter o controle e a capacidade de monitoramento das funções administrativas da universidade.
RESULTADOS
Ao divulgar os resultados das avaliações do ciclo de 2017, o TCU trouxe à luz um comentário que mostra o quanto as instituições públicas brasileiras de uma maneira geral ainda se encontram nos estágios iniciais do desenvolvimento da governança institucional: “Os resultados fracos sugerem que as boas práticas de governança pública corporativa não são adotadas na maior parte das organizações. Como regra geral, há pouco acompanhamento da estratégia organizacional, dos resultados e do desempenho da alta administração. São essas as práticas que instâncias de governança funcionais supervisionam. A consequência esperada da debilidade das instâncias e dos processos de governança é a dispersão de energia e de recursos, além da maior vulnerabilidade à erros processuais, à fraude e à corrupção”.
Dois outros comentários do TCU apresentados ao divulgar os resultados do ciclo de 2018 complementam a afirmação anterior e são altamente relevantes para que se possa perceber a medida exata quanto ao uso dos resultados para comparações entre o desempenho das diferentes instituições e quanto ao uso dos mesmos resultados para críticas indiscriminadas às instituições públicas.
Os resultados apresentados originam-se de autoavaliação conduzida pelas diferentes instituições, e, portanto, comparações são sujeitas a possíveis imprecisões causadas por diferenças de interpretação, de rigor nas respostas, etc. Afirma o TCU, no documento “Como Interpretar a Tabela PerfilGov-Dados Completos”, que acompanha os resultados do ciclo 2018: “A validade dos dados informados em questionários de autoavaliação é uma preocupação importante. Tal validade só pode ser diretamente aferida por meio de auditorias de campo, especialmente desenhadas para esse fim, o que seria bastante oneroso e consequentemente de eficiência duvidosa.”
Afirma ainda o TCU, no mesmo documento: “Os indicadores não devem ser percebidos como uma medida precisa da governança pública de uma dada organização, devendo ser entendidos apenas como uma referência e um instrumento de autoavaliação da sua capacidade nessa área, e, também, um guia no processo de melhoria.”
Portanto, estes indicadores praticados pelo TCU, que definem o Perfil de Governança das instituições públicas, não devem ser usados em nenhuma outra proposição que não seja a construção de políticas e reformulações intra-institucionais voltadas para a melhoria dos seus indicadores e consequentemente de seu desempenho administrativo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os indicadores da UFRJ ainda deixam a desejar, mas é preciso considerar o fato que, apesar de buscar continuamente o aperfeiçoamento de sua gestão, apenas há pouco mais de um ano a UFRJ começa a atentar para a necessidade de institucionalizar e tornar operacionais instrumentos para o trato de sua governança. Destacam-se os atos e iniciativas recentes:
i) Reformulação da Superintendência de Governança na PR6, através da Resolução do CONSUNI de 04 de maio de 2018, para a modernização das competências regimentais da PR6.
ii) Medidas básicas foram implementadas:
Definição de uma estrutura formal de Governança (Port. 2499/2019);
Definição de uma Política de Gestão de Riscos (Port. 2500/2019);
Elaboração do Manual de Análise e Gestão de Riscos da UFRJ;
Implantação de um Arquivo de Instrumentos Normativos com a geração de normas e demais instrumentos com vistas à otimização da gestão de processos e contratos, de livre acesso pelo Portal da UFRJ;
Plano de Conduta e de Integridade, aprovado pelo Conselho Superior de Coordenação Executiva em 26 de março de 2019.
iii) Programa de palestras para os servidores das Pró Reitorias, apresentadas por profissionais da área de Controle Interno, voltadas para o entendimento da Gestão de Riscos, Controle Interno e Integridade.
Estas são medidas básicas, necessárias, porém resta muito ainda a ser feito para que os mecanismos de governança – de liderança, de estratégia e de controle – possam ser postos a funcionar para fortalecer nosso desempenho administrativo. Questões estruturais precisam ser pensadas e planejadas, desde a revisão dos instrumentos legais que dão sustentação jurídica à UFRJ – estatutos, regimentos – até a definição de estratégias que envolvam uma colaboração estreita entre os órgãos que compõem a administração superior da Universidade. A partir da análise dos resultados do Relatório do Tribunal de Contas, a Pró Reitoria de Gestão e Governança está elaborando um plano de ação a curto e médio prazos, com propostas específicas a serem submetidas à Reitoria da UFRJ.
Pró-Reitoria de Gestão e Governança
Pró-Reitora: Claudia Ferreira da Cruz
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0486
Assessoria da Pró-Reitora
Assessor: Marcelo da Silva Gonçalves
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-1667
Gabinete da Pró-Reitora
Chefe: Fabiana da Silva Figueiredo
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-1666
Assessor
Chefe: Higino Gomes de Souza
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-1668
Superintendência-Geral de Gestão
Superintendente: Daniele Mendonça Delgado
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-1667
Seção de Diárias e Passagens
Chefe: Cristiane Honório da Silva
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0678
Assessoria da Superintendência-Geral de Gestão
Assessora: Aline Cardoso da Silva
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0678
Coordenação-Geral de Licitações
Coordenador: Alisson Ferreira de Queiroz
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0615 / (21) 97380-8124
Divisão de Gerenciamento das Contratações
Diretor: Marcelo Bastos Braga
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 97380-3708
Seção de Gerenciamento das Contratações
Chefe: Luciana Lopes da Silva
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 97380-3708
Seção de Pesquisa de Preços
Chefe: Daniel Garrido Ognibene
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 97380-3708
Divisão de Licitações
Diretor: Leonardo Luis Silveira Fonseca
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0678 / (21) 97380-3902
Coordenação-Geral de Contratos
Coordenador-Geral: Renata Riffan Pessanha Maia Belmont
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0615
Divisão de Contratos
Diretora: Roberta Braga Neves
E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0773
Seção de Contratos
Chefe: Thiago Henrique Balboa Fontes
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0773
Seção de Obras
Chefe: Tiago Sobreira Barbosa
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0462
Seção de Reajustamento e Revisão
Chefe: Janderson Roque de Souza
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0462
Divisão de Fiscalização
Diretor: Ismael Oliveira Andrade Junior
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-1667
Seção de Concessionária
Chefe: Claudia Cristina Moreira da Silva
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0783
Seção de Controle de Faturamento
Chefe: Daltro Macedo Lima
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-1667
Seção de Controle da Execução
Chefe: Vania Santos da Silva
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-1667
Divisão de Gestão de Estoque e Movimentação de Materiais
Diretor: Alexandre Augusto Prado da Silva
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 2590-0727
Superintendência-Geral de Governança
Superintendente: Rosinei Cusumano Chiavo
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0479
Assessoria da Superintendência-Geral de Governança
Assessor: Victor Alencar de Freitas
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0479
Divisão de Governança
Diretor: Leonardo de Souza Fernandes Dourado
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0479
Seção de Apoio à Governança Institucional
Chefe: Pedro Henrique Miranda Gomes
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0479
Superintendência-Geral de Patrimônio
Superintendente: Robson Correa Chaves
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0260
Assessoria da Superintendência-Geral de Patrimônio
Assessor: Debora Lima da Silva
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0260
Divisão de Gestão Patrimonial
Diretora: Ana Cristina Rito Nicolella
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0260
Seção de Análise e Conciliação
Chefe: Viviane de Jesus Piziolo
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0480
Agente Patrimonial: Luã Braga de Oliveira
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0260
Seção de Bens Imóveis
Chefe: Jorbel Ferreira Moura
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0260
Seção de Cadastro e Tombamento
Chefe: Diego Camargo Falcão
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0260
Divisão de Gestão de Cessão de Uso
Diretor: Gustavo de Souza Moura
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0260
Seção de Cobrança
Chefe: Marcellus Caius Prata Meirelles
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0260
Seção de Controle e Fiscalização
Chefe: Yuri Pinheiro da Cunha
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3938-0260
Nome: Taiana Fortunato Araújo - Superintendente-Geral de Patrimônio - PR6/UFRJ
Sugestão:
- 1. Inclusão de siglas no item 6.1.
- 2. Alterações nas informações do item 7.
- Resposta: Sugestões analisadas e acatadas.